terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Resgate da cultura popular em Paranapiacaba
Foi uma festa surpreendente. Nos dias 8 e 9 de dezembro foi realizada a terceira Feira de Oratórios e Presépios e Festival de Cultura Popular de Paranapiacaba. Um resgate original da cultura popular brasileira no seu todo, que contou com referências culturais dos três pilares da formação da cultura brasileira, segundo Darcy Ribeiro, a origem portuguesa, indígena e africana. Com danças, tambores, violas, poesia, cantoria, boa comida regional, artesanato e um povo muito acolhedor e engajado na preservação do patrimônio histórico e do meio ambiente através de ações sustentáveis implementadas pela comunidade local. Fez-se presente a poesia de Fernando Pessoa, a literatura de Cordel, a xilogravura popular, a comida portuguesa e a herança dos presépios trazidos pelos Jesuítas e Franciscanos. Estavam ali também a dança de roda dos caboclos, o artesanato de argila e palha e a moda de viola com nuances pantaneiras de Milton Aguiar. Sem deixar de mencionar os Tambores Gerais (Grupo de Sabará) formado por crianças e adolescentes, parecendo verdadeiros Kilombolas, as encantadoras mulheres do Beija Fulô, as Folias e Moçambique de São Bernardo e Hortolânida, o Batucaê da criançada da Orsa, além das máscaras africanas e o leitão à pururuca para coroar com bom gosto esta festa tão cheia de diferenças e ao mesmo tempo agregadora e solidária. Atividades incessantes nos dois dias de festa, como cafés e almoços regados ao som de viola, saraus de poesia em restaurantes, exposição de artesanto no antigo mercado e um belo show com Almir Sater, além do grupo Toadas da ARCA para fechar com muita saia rodada a manifestação cultural. Uma organização impecável da comunidade que há anos resiste botando fogo no fog, vencendo a nebilna com a cultura popular. Aguardamos você na 4ª FOPP no ano que vem, compareça!

5 comentários:

liojorge disse...

Momento inesquecível, fiz grandes amizades e aprendi bastante. Eu, em nome da Taba de Corumbê, agradeço à Val e a todos que organizaram esse evento que, a meu ver, ainda tem muito a crescer, evoluir e se multiplicar.

Jorge de Barros

fopp disse...

Graças também à rede de parceiros é que fizemos o evento, foram desde parceirias estabelecidas com o Departamento de Cultura de Santo André, a Fundação Santo André, o Canoa Quebrada, Apolo e muitos outros. Alguns entraram com pequenos recursos, outros com recursos maiores como é o caso do Almir Sater e outros somente com a força de trabalho voluntária, todos são de igual importância para a concretização do evento

Daniel Brazil disse...

Boa iniciativa, Wal. Em 2008 estarei lá, com ou sem equipe de TV!

Marcílio Duarte disse...

Wal, parabéns pelo Blog e pela 3ª FOPP. O blog está bonito e bem objetivo.É mais um canal eficiente e de baixo custo para divulgar um evento rico em todos os sentidos e culturalmente imbatível. Adorei participar da programação de 2007 e espero poder prestigiar a de 2008.

Um abraço a você e a todos que ajudaram a realizar o evento.

CARLOS EDUARDO disse...

Parabéns....para todos...que organizaram...participaram das apresentações culturais...que mostraram seus artesanatos..que compraram uma lembrança...que vieram ver os shows...realmente uma grande festa.